Não adianta receber o lead e deixar ele no esquecimento! Você precisa aprender a fazer follow Up de maneira certa para aumentar sua taxa de conversão em vendas de seguros e planos.
O Follow up é basicamente encontrar maneiras de atrair o cliente para você, que seja isso através de lead ou de outras técnicas.
Porém, existe um ponto muito grande entre o momento em que o lead é gerado e a venda é efetuada. Um dos mais experts nesse assunto é o Jon Covey, um palestrante dos Estados Unidos, já escreveu alguns livros e tem vários vídeos espalhados pela internet.
Um dos seus mais reconhecidos livros é “O dinheiro está no Follow up”. Nese livro, ele fala que após uns 15 anos vendendo descobriu que o segredo para construir o sucesso não está em oferecer o melhor serviço ou o melhor produto, apesar de eles serem imensamente importantes.
Porém, o segredo está no foco, em insistir, em não parar. Ou seja, está em fazer Follow up com as pessoas. Isso explica, por exemplo, porque algumas corretoras que não oferecem o melhor serviço, possuem grandes demandas.
A questão é que elas muitas vezes utilizam da internet, automatizam as ações, fazem então o conhecido Follow up.
A importância do Follow : por que fazer Follow up?
Simplesmente porque as pessoas desistem muito rápido.
Foi feita uma pesquisa com vários vendedores de diversas indústrias, e chegou à conclusão que 48% deles não fazem Follow up. Eles até conseguem um lead, tentam algum contato, mas não continuam até chegar à venda.
Por outro lado, os que chegam a fazer Follow up, apenas 12% deles vão até a terceira tentativa de contato. Isso é um problema porque tem um descompasso muito grande com a disposição dos compradores.
Por sua vez, quanto aos compradores, apenas 2% deles compram no primeiro contato, 3% no 3º contato, 10% no quarto contato, e 80% compram em algum momento até o décimo contato.
Então, com esses dados observe que se você deixar de fazer Follow up, estará também deixando cair muito dinheiro da mesa por conta dessa característica humana, que induz o vendedor a ficar em cima para poder convencer o comprador a comprar.
Como ficar em cima do comprador?
É possível fazer isso manualmente. Mas esse meio já não é tanto utilizado, pois hoje na era da internet, é possível você trocar para o modo automatizado.
Pense na quantidade de leads. Se você possui uma corretora que tenha uma boa quantidade, então imagine o trabalho e o tempo que seria necessário para fazer Follow up manualmente!
Então, a boa notícia é que já existem programas para você fazer isso de forma automatizada. Ou seja, você programa e o sistema faz Follow up para você.
Algumas ferramentas que eu cito para você, são: RD Station, Builderall, Mailchimp, Leadlovers e AtiveCampaign.
É importante você ter consciência de que Follow up é uma atividade básica para qualquer negócio. Ao fazer você não inventará moda. Portanto, comece agora mesmo a colocar isso em prática!
Viu a importância do Follow? Se você não faz isso corretamente, comece hoje. Quer aprender mais? Inscreva-se no nosso canal.